loader image

Tecnologia 5G

31/05/2023

O 5G permitirá conexões de internet móvel muito mais rápidas e confiáveis, com velocidades até 100 vezes maiores que o 4G. Isso significa que poderemos ter acesso a novos recursos, como carros autônomos, realidade virtual e inteligência artificial em tempo real. Também possibilitará a conexão de um grande número de dispositivos simultaneamente, o que será importante para o desenvolvimento de cidades inteligentes e a Internet das Coisas.

Gerações Anteriores

Antes de falarmos do 5G e de suas inovações, vamos entender as suas gerações anteriores e o que elas possibilitaram aos usuários. 

  • Geração 1 (1G): Surgiu em 1979, no Japão. A primeira geração das redes móveis utilizava sistemas analógicos de rádio, ou seja, os usuários podiam, exclusivamente, realizar chamadas telefônicas. Entretanto, o serviço era pouco confiável, possuía diversos problemas de segurança e sofria com a interferência de outros sinais de rádio.
  • Geração 2 (2G): Surgiu em 1991 para substituir a geração antecessora. Esta já se utilizava de sinal digital, o que promoveu um grande avanço em sua segurança e capacidade de transferência de dados. A grande aplicação que surgiu com o 2G foi a troca de mensagens SMS. Posteriormente, em 1997, com a introdução do GPRS (Serviços Gerais de Pacotes por Rádio), os usuários puderam enviar e-mails em movimento.
  • Geração 3 (3G): Surgiu em meados de 2001, e, de todas as citadas até agora, a 3G é a única que continua sendo muito utilizada até hoje, normalmente quando há a ausência do 4G. É nessa geração que houve um avanço muito grande em relação a sua antecessora, pois, com a terceira geração, a taxa de transmissão de dados aumentou consideravelmente, possibilitando de serem feitas em seu aparelho telefônico aplicações como chamadas de vídeo, navegação na Internet e compartilhamento de arquivos.
  • Geração 4 (4G): Esta é a geração atual, e contou com um grande aumento no fluxo de dados – a velocidade aumentou cerca de 5 vezes. As principais aplicações que surgiram para os celulares com o 4G foram: melhor latência (tempo de resposta), maior qualidade de voz, fácil acesso a serviços de mensagens e mídias sociais, streaming de qualidade e downloads muito mais rápidos.

O que o 5G traz de novidade?

O 5G tem tudo para ser a geração mais revolucionária dentre todas as outras. A grande mudança que ele promoverá não está ligada somente ao uso das redes móveis para o celular, mas também para a indústria de um modo geral. A principal novidade está na questão da velocidade da internet, com a expectativa de subir em 10 a 20 vezes em comparação às redes atuais (3g e 4g), com a utilização de faixas de frequência mais altas e com maior capacidade. 

Essa nova tecnologia será importante não apenas para termos downloads mais rápidos, que finalizam em segundos, mas também para melhorar a experiência do usuário. Assim, as principais novidades esperadas são:

  • Maior velocidade de download, viabilizando que vídeos em HD sejam baixados em segundos, filmes em 4K sejam assistidos, videochamadas e transmissões ao vivo sejam feitas sem travamentos.
  • Maior quantidade de dispositivos conectados ao mesmo tempo, como televisores, eletrodomésticos, celulares, carros, relógios e semáforos.
  • Baixa latência, ou seja, a resposta de um comando enviado será imediata e sem atraso. Isso ampliará a qualidade das tecnologias e serviços que envolvem a Internet das Coisas (IoT), como os veículos autônomos e as cirurgias remotas.

5G no mundo

Os países que lideram o 5G, em termos de cidades habilitadas com a nova tecnologia, são, a China, os Estados Unidos, as Filipinas, a Coréia do Sul e o Canadá. Contudo, os principais destaques ficam para a China e os EUA, com 376 e 284 cidades habilitadas, respectivamente. Isso acontece por esses dois países serem as maiores potências mundiais.

Contudo, todos esses países ainda não conseguem desfrutar da máxima potência do 5G, eles acabam utilizando uma versão do 5G chamada DSS (Dynamic Spectrum Sharing), que ainda utiliza a infraestrutura do 4G. O 5G promete chegar a velocidade de 10 Gbps (gigabits por segundo), contudo, um relatório da OpenSignal registrou um pico máximo de 831 Mbps (megabits por segundo) na Coréia do Sul, o que é muito alto, afinal de contas a média de velocidade do 4G no Brasil é de 18.8 Mbps, segundo estudos da mesma empresa.

5G no Brasil

A tecnologia 5G no Brasil será uma evolução não só na vida das pessoas, mas também na capacidade de estar presente em todos os setores da economia e processos de produção. Diante disso, a quinta geração móvel estará presente em tudo, com a chamada Internet das Coisas (IoT – Internet of Things). 

No setor primário, que representa a agricultura e a pecuária, terá uma evolução brilhante com as chamadas fazendas inteligentes mapeadas pela internet. Com a possibilidade de sensores conectados a agricultura e pecuária, o produtor terá uma melhor forma de poder tomar decisões analisando os dados e vendo qual será a atitude mais viável para controle de produtos agrícolas, controle de pragas, controle de vacinação dos animais e até mapeamento do solo, para que tenham o controle de acidez e de nitrogênio, trazendo uma evolução maior para a propriedade. A perspectiva é que o 5G poderá ampliar na agropecuária, 77 bilhões de dólares no produto interno bruto brasileiro, apontado pelo estudo elaborado pela Nokia em conjunto com a Omdia. 

No setor secundário, que representa as indústrias, terá um avanço significativo com as inteligências artificiais, big data analytics e o cloud computing agindo sobre as máquinas industriais com a chamada indústria 4.0. Com a aplicação do 5g nas indústrias, as máquinas não só terão maior comunicação com o ser humano, que poderá gerenciar uma indústria remotamente, mas também será possível usar a inteligência artificial para a fiscalização da produção.  

No setor terciário, que representa os serviços, irá melhorar não só a qualidade e automação de transportes, mas também cirurgias feitas a distância. Como o 5g apresenta uma menor latência das demais redes, ele trará a possibilidade de crescer o mercado da telemedicina, que consiste em cirurgias feitas a distância, para que o paciente tenha acesso a um profissional que se encontra em outro Estado, ou até em outro país e ser atendido de forma remota. Ademais, o mercado de carros autônomos irá revolucionar a forma de transporte no Brasil, com os aplicativos de transporte totalmente autônomos e os transportes públicos funcionando sem a necessidade de um motorista, fomentando assim, a indústria brasileira de veículos autônomos em geral.

Translate »