loader image

O que é um protótipo, quais os tipos e como fazer?

04/06/2023

Um protótipo é um modelo ou representação inicial de um produto, sistema ou ideia que está sendo desenvolvido. Ele geralmente é construído para testar e validar conceitos, funcionalidades e design antes da produção em larga escala. É importante destacar que um protótipo é diferente de um MVP porque o segundo já é uma forma de testar a ideia ou produto no mercado.

A prototipagem permite testar a usabilidade da aplicação e proporcionar feedbacks para o desenvolvimento da solução. Além disso, ela reduz riscos e diminui investimentos. A prototipagem é uma forma de documentação mais efetiva que apresentará toda a arquitetura do seu produto, guiando todo o desenvolvimento.

Por que necessito criar um protótipo?

No mercado digital, o sucesso do seu produto depende se você o testa ou não. Portanto sempre é bom coletar feedbacks não só durante a construção do produto, mas nos estágios iniciais do mesmo. Existem dois momentos no desenvolvimento de um produto que necessitam de um protótipo.

  • Garantir que o design do produto funciona da forma desejada: Uma vez que um usuário comece a testar um protótipo o time de desenvolvimento consegue entender como o público quer usar o seu produto. Com este feedback é possível ajustar o produto para sua melhor forma.
  • Determinar se o público almejado consegue usar o produto: Prototipagem é essencial para encontrar e resolver problemas de funcionalidade antes mesmo do produto ser lançado, por isso diversas empresas criam protótipos que são lapidados até que se tornem um produto de sucesso.
Crédito: Pixbay.

A prototipagem dentro da EngNet Consultoria.

Após uma reunião de diagnóstico com o cliente a EngNet organiza um time de desenvolvimento que trata de criar um protótipo de baixa fidelidade focado especialmente no design do produto para a validação do cliente. Com o protótipo citado acima, o time possui uma base sólida para criar um protótipo de alta fidelidade com as principais funções discutidas na reunião, esse protótipo é entregue ao cliente e então é discutido um prazo para o produto final.

Interessado em criar um protótipo com a EngNet?

Translate »